quinta-feira, 26 de abril de 2012

Escrita criativa


Fizemos um texto a partir de uma imagem de um girassol que estava triste e mais abaixo uma imagem com um girassol feliz e um passarinho. A imagem era parecida com a que tenho em cima. Depois de lerem os textos para a turma, fizemos uma votação e selecionámos cinco. 
Vou publicar os textos que os meus alunos escreveram:



"Era uma vez um girassol que estava triste porque nenhum passarinho vinha brincar com ele nem comer as suas deliciosas sementes. Certo dia, lembrou-se de abrir bem as suas pétalas, e mostrar bem as suas sementes, para chamar a atenção.
Passaram se manhãs, tardes e noites e nenhum passarinho para brincar ou provar as suas deliciosas sementes.
Esperou mais um tempo... Mas um dia apareceu um corvo, quando viu aquelas sementes tão deliciosas saltou para o girassol e quando começou a comê-las, o girassol disse:
- Estás a magoar-me! - o corvo pediu desculpa e o girassol perdoou-o e logo de seguida perguntou se ele queria brincar com ele mas o corvo adormeceu.
Finalmente, o girassol tinha conseguido fazer novos amigos"... JD


"Era uma vez um girassol que estava triste e cabisbaixo. Tinha o olhar muito frio, porque o sítio onde ele vivia era muito calmo e ninguém aparecia lá para brincar com ele.
Passaram-se os dias e ninguém aparecia, mas o girassol não perdia a esperança!
Mas um dia, o girassol viu alguma coisa a aproximar-se e ficou todo contente. Era um pardal que lhe perguntou:
- Queres brincar comigo? - e o girassol respondeu - Claro que sim!!
Finalmente o sítio onde o girassol vivia ficou cheio de animais e o girassol nunca mais se sentiu triste." IP


"Era uma vez um girassol que estava triste pois o sol não brilhava, ou seja também ele não podia mostrar a sua beleza. Nos dias seguintes o mesmo aconteceu.
Mas um dia, viu um passaroco a passar à sua frente e de imediato, perguntou-lhe se podia falar e ficar algum tempo. Foi uma boa oportunidade para ambos fazerem novos amigos.
Finalmente o sol voltou a aparecer e o  girassol, contente como estava e com um novo amigo sentia-se bem mas não podemos esquecer o passaroco que o ajudou nos momentos mais difíceis que ele passou sem sol." BP


"Era uma vez um girassol que estava triste, ninguém lhe dava água e ele estava muito triste, ninguém lhe prestava cuidados, só pensavam em brinquedos, na escola e no computador. Nem uma gota de água, nem cuidar da terra, não faziam nada de nada.
Mas, um dia perceberam que o girassol estava a sofrer e regaram-no, trataram da terra e até cantaram para ele.
O girassol sentia-se como novo e continuava a crescer.
Finalmente, o girassol estava feliz e todos os pássaros iam para o pé dele." MS


"Era uma vez um girassol que estava triste, porque já há seis dias que não chovia, e ele já estava a secar. O girassol chamava-se Raio de Sol e tinha um amiguinho, o Amarelo, mas além de ter um amigo o Raio de Sol sentia-se triste.
Um dia quando o Raio de Sol não esperava começou a chover e o girassol ficou com um grande sorriso no rosto e o amigo dele também.
Finalmente, o Raio de Sol e o seu amigo Amarelo estavam felizes e nunca mais voltou a acontecer, esquecerem os cuidados do girassol." AB









Sem comentários:

Enviar um comentário